Pular para o conteúdo

Fachada do antigo restaurante.

Salão do restaurante com cozinha ao fundo

Nosso primeiro playgroud

Fogão a lenha no primeiro Caipira

Senta...
Que lá vem história!

Na década de 1990 uma família veio de Mantenópolis no Espírito Santo, grudadinho com Mantena em Minas Gerais, para tentar a vida em Belo Horizonte.

Seu Manuel, Dona Lena e seus filhos Leonardo e Luiz.

Chegando a BH dona lena conseguiu o emprego de tanqueira, num famoso restaurante de comida mineira da capital. Ou seja ela lavava as panelas, pratos e utensílios do restaurante. Após 2 anos nessa função, a chef do restaurante, vendo sua dedicação, em uma função importantíssima na cozinha, mas relativamente simples, começou a ensina-la a cozinhar.

Dona Lena, dedicou-se em aprender, e junto com o talento natural que descobrira durante o processo, se tornou uma das principais cozinheiras daquela casa, ocupando um espaço que era dominado por homens na época, a exceção é claro da dona do restaurante.

Seu filho mais velho, Leonardo, inspirado pela mãe e já mostrando talento com a cozinha começou a empreender precocemente, aos 11 anos já cozinhava e vendia marmitas.

Em 2011, Leonardo abriu o Caipira Xique, numa pequena loja no Bairro Céu Azul em BH, onde fazia marmitas e servia refeições no local. O Lugar era pequeno, comportava apena 14 pessoas sentadas e todos os dias lotava. Leonardo trabalhava de dia com o pai no Caipira Xique e a noite trabalhava como garçom no mesmo restaurante onde a mãe era cozinheira.

Em 2013, o sucesso das marmitas do Caipira Xique era tão grande que já não conseguiam suportar a demanda. Temendo não poder oferecer o serviço de qualidade que tornara o pequeno negócio famoso, Leonardo resolveu fechar as portas para se reorganizar e se aprimorar como cozinheiro. Matriculou-se no Curso de Gastronomia na faculdade UNA em BH.

Já se sentindo mais preparado, no fim de 2014, mais precisamente em novembro daquele ano ele reabre as portas do Caipira Xique, agora num lugar um pouco maior e com uma nova proposta: servir comida mineira “a la carte” de altíssima qualidade em um ambiente acolhedor que oferecesse mais do que uma refeição e sim uma experiência com a gastronomia mineira. O Caipira Xique dava adeus as marmitas e começou a seguir no objetivo de se tornar referência na comida mineira. Nesse novo projeto, toda família foi envolvida, além do Leonardo e seu pai, veio seu irmão mais novo com apenas 15 anos, e meses depois sua mãe que, depois de 22 anos como cozinheira foi empreender com a família.

A simpatia, a qualidade, o jeitinho mineiro, foi conquistando os paladares e os corações. Era literalmente uma família trabalhando com amor e esmero para servir o melhor para seus clientes. A casa foi só crescendo, eram apenas 14 mesas, e a necessidade de ampliação foi surgindo. Já era comum aos domingos, longas filas de espera para saborear o tempero da dona Lena e do agora Chef Leonardo, afinal já estava graduado em gastronomia e apesar de novo, com muita bagagem.

Em 2018 todas as reformas e ampliações que o restaurante podia fazer, já tinham sido feitas. O local já não comportava mais o público. Foi onde resolveram ir atrás de um terreno maior e para construir uma nova casa, maior, mais confortável, e que acolhesse melhor os clientes. Não foi fácil encontrar um local na região da Pampulha que pudesse comportar o sonho da família de ter um restaurante maior.

Depois de muita procura, encontraram um local e com muita fé e espírito empreendedor começaram a construir. A obra tinha que ser rápida e bem feita. E assim foi! Em setembro de 2018 com 8 meses de obra e, ainda com detalhes a serem concluídos, abriram a nova casa. Foi um sucesso! Casa lotada e clientes satisfeitos.

Em 2020 veio a pandemia, foram tempos dificílimos e com muito esforço o restaurante, mesmo fechado, não demitiu nenhum funcionário. Depois de 4 meses totalmente fechado, iniciou-se o serviço de delivery, oferecendo os pratos do cardápios além de outros criados especialmente para entrega. Esse período não foi fácil para ninguém, mas com muita fé foi superado, com empregos preservados, sem abrir mão da qualidade e tradição da comida mineira.

Hoje o Restaurante continua um sucesso, cada vez mais consolidado no cenário gastronômico de BH e de Minas Gerais. O segredo: amor pela nossa gastronomia e qualidade inegociável. Assim nossa história continua sendo escrita e com muitos capítulos pela frente. E cada amigo, cada cliente, cada funcionário, é parte dessa trajetória!